XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT5-CD.1945-1


DT5: DT 5 – GP Conteúdos Digitais e Convergências Tecnológicas

O CONVITE AO CIDADÃO - JORNALISMO COLABORATIVO EM REDE COMO ESTRATÉGIA COMUNICACIONAL

Maíra Bianchini dos Santos (Universidade Federal de Santa Maria)

Resumo

O presente artigo procura refletir sobre a cobertura colaborativa, simultânea e em tempo real via Twitter promovida por Zero Hora na ocasião do ciclo de palestras Jornalismo em Pauta, realizado em 18 universidades do Rio Grande do Sul em comemoração aos 46 anos do jornal. A ação pode ser considerada uma estratégia para dar destaque aos seus produtos jornalísticos, ao mesmo tempo em que a empresa busca incorporar aspectos da atmosfera participativa e colaborativa da cultura da convergência ao seu ambiente digital. Pretende-se, aqui, elaborar uma discussão teórica que pode ajudar a esclarecer o comportamento ativo dos usuários e o tipo de relação que a empresa busca estabelecer com o público participante.


Palavras-chave:  Cultura da Convergência, Estratégias Comunicacionais, Jornalismo Colaborativo, Zero Hora, Jornalismo em Pauta
਍ഀ