IJ: Intercom Júnior - Comunicação Audiovisual MERCHANDISING COMERCIAL EM TRUE BLOOD: UMA ANÁLISE DAS POSSIBILIDADES DE ESTÍMULOS A PARTIR DE SCHIAVO Verã´nica Lago de Vasconcellos (Universidade Federal de Santa Maria)
ResumoO seriado é um formato em expansão no Brasil, e conseqüentemente, começa a ganhar mais atenção do setor publicitário. Nota-se algumas pesquisas que falam do merchandising na telenovela, mas pouco se fala sobre as séries e até mesmo dos filmes. A partir disso é que este trabalho traz uma análise do merchandising comercial na série True Blood, veiculado pelo canal HBO, e propõe uma análise das possibilidades de estímulo que as marcas usam em suas inserções com base nas categorias de Schiavo (1995). O estudo é reforçado com as teorias de Castro (2005, 2006), na perspectiva de relacionar o merchandising comercial como uma forma híbrida da publicidade atual, ao mesmo tempo em que a análise procura entender a maneira como são feitas as inserções na série, com base em Veronezi (2005). Palavras-chave: merchandising, seriado, publicidade, televisão, True Blood |