XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CD.1992-1


DT6: DT 6 – GP Comunicação e Educação

APRENDER A APRENDER EM COMUNICAÇÃO: O ENSINO COM PESQUISA E A INTERNET

Juliane Martins (Universidade Federal do Paraná)

Resumo

A educação contemporânea mostra-se um desafio às suas instituições e atores. O processo ensino-aprendizagem exige redimensionamento da ação docente e envolvimento do discente como protagonista na produção do conhecimento. Novas tecnologias, como a internet, são ferramentas do cotidiano e devem integrar essa prática pedagógica, aliando as potencialidades dessa mídia aos conteúdos previstos em cada disciplina, sugerindo situações-problema que promovam reflexão, senso crítico e finalmente o aprender. Saber utilizar bem a internet, por exemplo, deve fazer parte do contrato didático, caso se queira evitar a "pescópia". Para isso, o professor precisa conhecer o funcionamento desse meio de comunicação e, ao combiná-lo aos princípios da metodologia de pesquisa, usá-lo como fundamentação em diferentes produções escritas e discussões coletivas, enriquecendo a formação de comunicadores críticos.


Palavras-chave:  processo ensino-aprendizagem, ensino com pesquisa, contratos didáticos, internet, comunicação
਍ഀ