XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT2-EL.2008-1


DT2: DT 2 - Epistemologia e Linguagem

HOMENAGEADA SOIS VÓS: REPRESENTAÇÕES FEMININAS E LUGAR-COMUM਍ഀ NA PUBLICIDADE NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER਍ഀ

Juliana de Assis Furtado (Escola Superior de Propaganda e Marketing)

Resumo

A publicidade, como um produto cultural, representa em sua linguagem identidades do público a que se destina. Desta forma, busca promover uma identificação com ele para que cumpra seu objetivo maior: a venda. A construção da mensagem publicitária utiliza-se de ferramentas diversas, das quais destacamos o lugar-comum: clichês, textuais e visuais, que se repetem. Neste trabalho, pretendemos analisar a representação de um público específico, o feminino, em um tipo específico de publicidade: o anúncio de oportunidade. A partir da observação de anúncios de homenagem de diferentes marcas veiculados no Dia Internacional da Mulher do ano de 2010, procuramos identificar que valores, imagens e conceitos representam a mulher contemporânea na publicidade, bem como a presença de lugares-comuns na sua linguagem.


Palavras-chave:  publicidade, oportunidade, identidade, representação feminina, lugar-comum
਍ഀ