XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT8-PC.2011-1


DT8: DT 8 – GP Políticas e Estratégias de Comunicação

PROPAGANDA ALÉM DO ANÚNCIO:਍ഀ O PAPEL DA COMUNICAÇÃO NA ERA DO PODER POLÍTICO DAS EMPRESAS.਍ഀ

Renato Lacastagneratte de Figueiredo (ESCOLA DE COMUNICACOES E ARTES - USP); Leandro Leonardo Batista (Escola de Comunicações e Artes - USP)

Resumo

O artigo discute e indica a emergência do poder das empresas em organizar a vida das pessoas na sociedade contemporânea. Analisa conceitualmente as dimensões desse poder “político-econômico”, classificando-as em “Poder Amplo (Físico)” e “Poder Fino (Discursivo)”, a fim de apontar aí qual o papel da comunicação nesse novo cenário. Neste sentido, o artigo aponta a necessidade de se compreender a publicidade/propaganda como uma ciência central em termos de sociedade, cultura e política no século XXI – e não só como uma atividade de produção de anúncios e correlatos.


Palavras-chave:  Comunicação, Política, Propaganda, Sustentabilidade, Mainstream
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