XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CC.2073-1


DT6: DT 6 – GP Comunicação, Ciência, Meio Ambiente e Sociedade

O SENSO COMUM E O CONHECIMENTO CIENTÍFICO NOS DISCURSOS MIDIÁTICOS: ANÁLISE DO PRIMEIRO MÊS DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA H1N1

Katia Lerner (Fundação Oswaldo Cruz); Igor Sacramento (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo

Como parte das atividades do Observatório Saúde na Mídia, este trabalho analisa as relações entre o senso comum e o conhecimento científico nos discuros midiáticos sobre a Influenza H1N1 produzidos em março de 2010. Depois da pandemia ocorrida em 2009, a partir de 8 de março do ano seguinte, o Ministério da Saúde realizou uma campanha nacional de vacinação para evitar um novo surto de contamiação pelo vírus. Tendo como base cinco jornais – Zero Hora, Estado de Minas, O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo e O Globo –, selecionamos os textos que procuram confirmar a eficácia e a segurança da vacina. Concluímos que os textos analisados relacionaram os procedimentos enunciativos do conhecimento científico ao do senso comum para mobilizar o público na adesão à campanha.


Palavras-chave:  Influenza H1N1, mídia, saúde, conhecimento científico, senso comum
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