XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT2-ME.2079-1


DT2: DT 2 - Marcas e Estratégias

DO DISCURSO GLOBAL DAS MARCAS ÀS NARRATIVAS LOCALIZADAS NO ESPAÇO DA RECEPÇÃO

Maria Alice de Faria Nogueira (UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SA)

Resumo

Tendo como contexto a pesquisa sobre consumo e publicidade, esse trabalho tem como objetivo apresentar algumas considerações sobre a recepção localizada da mensagem publicitária global. Inserido em um cenário mercadológico globalizado no qual as marcas ganham importância diante dos produtos como objetos-sí­mbolos e ਍ഀ veí­culos de afirmação dos valores culturais, o consumidor contemporâneo, baseado em referências mundializadas e de sua memória e experiência cotidiana, faz uso das práticas de "bricolagem" como ferramenta fundamental na construção das narrativas localizadas no espaço da recepção, tornando-se dessa maneira coautor das mensagens publicitárias globais. Como estudo de caso foi utilizada a campanha Viva o lado Coca-Cola da Vida, veiculada no Brasil desde 2006.


Palavras-chave:  Consumo, publicidade global, recepção, marca, bricolagem
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