XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT7.2120-1


IJ: Intercom Júnior – Comunicação, Espaço e Cidadania

AS REPRESENTAÇÕES IDENTITÁRIAS E O MULTICULTURALISMO NA TELENOVELA CAMINHO DAS ÍNDIAS

Caio Favero Marchi (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Tânia Márcia Cézar Hoff (Escola Superior de Propaganda e Marketing)

Resumo

Este artigo apresenta os resultados da pesquisa "Caminho das Índias: o impacto da globalização no produto midiático telenovela" produzida no ano de 2010, por pesquisadores da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo. O artigo terá como principal objeto de estudo, a telenovela Caminho das Índias veiculada no ano de 2009, pela emissora de televisão carioca Rede Globo e objetivará analisar, sob a influência do multiculturalismo, a formação identitária dos dois diferentes núcleos culturais existentes do folhetim eletrônico (brasileiro e indiano). Para que tal objetivo seja alcançado serão realizados dois tipos de pesquisa: a bibliográfica para o desenvolvimento das reflexões de caráter teórico-metodológico e a documental para a análise da telenovela como um produto midiático global.


Palavras-chave:  telenovela, consumo, multiculturalismo, identidade
਍ഀ