XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT2.2128-1


IJ: Intercom Júnior – Publicidade e Propaganda

UTILIZAÇÃO DO MARKETING DE EXPERIÊNCIAS NO VAREJO BRASILEIRO:਍ഀ UM ESTUDO DA APLICAÇÃO ESTRATÉGICA E DA PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES

Priscilla Paoli Flor (Escola Superior de Propaganda e Marketing)

Resumo

Nascido através da confluência de três tendências, o marketing de experiências ganha força no varejo, adaptando-se a consumidores cada vez mais exigentes, individualistas, autênticos e informados. Assim, buscou-se compreender os públicos de consumo e sua relação com o grau de experiência oferecido no PDV, através das entrevistas em profundidade realizadas com gerentes e consumidores de duas lojas, Havaianas e Cantão, além de pesquisa de observação e um levantamento quantitativo exploratório. Foi identificado que os consumidores não notam conscientemente o ambiente em que estão inseridos, mas são influenciados pelos elementos que o compõe, além de que, constatou-se, a busca do varejo em oferecer aos consumidores uma sinergia entre sentidos e emoções, criando um ambiente diferenciado e propício a uma experiência.


Palavras-chave:  marketing experiencial, experiência de compras, varejo, perfil de consumo
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