XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT3.2201-1


IJ: Intercom Júnior - Relações Públicas e Comunicação Organizacional

MEMÓRIA EMPRESARIAL: FORTALECENDO A IDENTIDADE CORPORATIVA COM A CRIAÇÃO DO PRODUTO HISTÓRICO

Danielle Cândido da Silva Nacimento (Centro Universitário Cesmac)

Resumo

Com o objetivo de apresentar a Memória Empresarial como determinante na construção da identidade corporativa, este artigo reflete os conceitos de memória, história, identidade e imagem. O método de pesquisa bibliográfico, numa perspectiva histórico-filosófica, recorre à união da História, Comunicação Corporativa e Marketing, com fim na vantagem competitiva advinda da memória da empresa. É sabido que a comunicação, sensível ao conhecimento da história organizacional, percebe nesta uma oportunidade de fortalecer a identidade corporativa e agregar valor à organização. A ênfase nessa ideia recai na proposta de elaboração de portfólio institucional – apresentado como o primeiro produto histórico a ser pensado pela empresa, por descrever a identidade corporativa e mesclar, ao seu plano de negócios, a história da organização.


Palavras-chave:  Memória Empresarial, Identidade Corporativa, Promoção Institucional, Produto Histórico
਍ഀ