XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CU.2210-1


DT6: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas

਍ഀ ਍ഀ UM ESTUDO ETNOGRÁFICO DA PRÁTICA CINECLUBISTA NO CINECLUBE LANTERNINHA AURÉLIO: RELAÇÕES DE COMMUNITAS, MEDIAÇÕES, CULTURA E POLITICA਍ഀ

Francine Nunes da Silva (Universidade Federal de Santa Maria)

Resumo

No campo audiovisual, para além do contexto de produção e recepção fílmica, nos deparamos também com a questão da distribuição e exibição de cinema. Visualizamos o crescimento no número de espaços alternativos de exibição, os chamados cineclubes. O cineclubismo no Brasil pode ser considerado como um fenômeno que envolve uma cultura urbana de mediações e communitas. Além do mais, os sentidos dados à prática cineclubista são transformados e reinventados segundo dinâmicas históricas, urbanas, políticas e institucionais que engendram o temas da produção de imagens e do hibridismo cultural. Atenta-se para a utilização do método etnográfico como meio de apreensão da experiência simbólica do Cineclube Lanterninha Aurélio, em Santa Maria ਍ഀ – RS.


Palavras-chave:  mediações, hibridismo cultural, imagens, communitas, cineclubismo
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