XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT3-CO.2263-1


DT3: DT 3 - RP e Comunicação Organizacional

A COMUNICAÇÃO INTERNA COMO FATOR ESTRATÉGICO NO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL: UM ESTUDO DE CASO

Inara Regina Batista da Costa (Universidade Federal do Amazonas)

Resumo

O compromisso social e ambiental das empresas tem sido um tema amplamente discutido, mas ainda timidamente incorporado na estratégia e no modelo de gestão das organizações. Algumas têm optado em obter as certificações internacionais com base nas normas ISO 14.001 (Gestão Ambiental) e SA 8.000 (Gestão da Responsabilidade Social) para tornarem-se mais competitivas no mercado. No entanto, para que se tenha sucesso nestas certificações é fundamental que a comunicação interna, principalmente dos líderes, esteja alinhada com os objetivos do negócio, contribuindo para o comprometimento da força de trabalho. Nesse contexto, o artigo apresenta os resultados de um estudo de caso e lança luz sobre como a comunicação pode contribuir no processo de certificação.


Palavras-chave:  certificação ambiental, comunicação interna, gestão social
਍ഀ