DT6: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas OLHARES SOBRE A JUVENTUDE: OS JOVENS EM PESQUISAS CIENTÍFICAS E NO MERCADO. Tárcia Alcântara Freitas (Universidade Federal do Ceará); Inês Sílvia Vitorino Sampaio (Universidade Federal do Ceará)
ResumoEste artigo se debruça sobre o conceito de juventude e faz um breve resgate históricoഀ
acerca do modo como os jovens vem ganhando destaque nas pesquisas científicas e deഀ
mercado. Considera-se, inicialmente, como os estudos da sociologia retrataram aഀ
juventude nas últimas décadas e como, paralelamente, o mercado passou a atentar paraഀ
as manifestações desse grupo no intuito de convertê-lo em público consumidor. Por fim,ഀ
através do estudo de três comerciais voltados para os jovens, busca-se compreenderഀ
como esses olhares sobre a juventude se refletem na publicidade destinada a esse grupo.ഀ
ഀ
Palavras-chave: juventude, pesquisas científicas, mercado, publicidade |