XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT6.2338-1


IJ: Intercom Júnior – Interfaces Comunicacionais

POLÍTICAS DO FEMININO NA MÍDIA: NUDEZ, SEXUALIDADE E PADRÕES DE BELEZA

Nayara Matos Coelho Barreto (Universidade Federal Fluminense); Kleber Mendonça (uff)

Resumo

Em plena vigência do culto a beleza, a mídia nos bombardeia com imagens de corpos perfeitos. No centro do turbilhão a imagem do corpo feminino ganha uma visibilidade cada vez maior através da mídia, junto com eles se discute diferentes discursos libertários, feministas e moralistas. Neste sentido o presente artigo aborda dois momentos históricos distintos para comparar as formas do uso discursivo do nu feminino através de diferentes canais midiáticos. Foi analisado o corpo da mulher exibido pela televisão nos anos 80 e pela revista Playboy, e a relação de consumo dos padrões de beleza. Em paralelo procura-se reconhecer as modificações e continuidades que se estabeleceram na forma de representação deste corpo nu através do projeto intitulado: The nu Project, desenvolvido pelo fotografo norte americano Matt Blum.਍ഀ


Palavras-chave:  Nudez, Mulher, Padões de beleza, Mídia, Feminismo
਍ഀ