XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT7.2345-1


IJ: Intercom Júnior – Comunicação, Espaço e Cidadania

“UMA ALTERNATIVA DE ALTERNATIVAS”: PROJETO NOVA CARTOGRAFIA SOCIAL DA AMAZÔNIA COMO UM ESPAÇO PARA A COMUNICAÇÃO DE POPULAÇÕES TRADICIONAIS

Janine de Kássia Rocha Bargas (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ); Lara Thaís de Souza Lages (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ)

Resumo

É preciso começar a buscar caminhos para além do dualismo com que se costuma pensar os processos sociais. Consideramos, assim, demasiado importante pensar de que maneira a Amazônia, que corresponde a um emaranhado de culturas e modos de vida distintos e diversos, tem sido tratada nos mais diversos campos da sociedade, incluindo a mídia. O objetivo deste estudo é refletir sobre o Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia como espaço de comunicação para que as populações locais comuniquem sua realidade diante da sua invisibilidade nos meios de comunicação hegemônicos. Entendemos, então, os fascículos como instrumento para que os grupos, de posse deles, possam comunicar-se e constituir-se como visíveis socialmente e, assim, reivindicar as políticas públicas que lhes são de interesse.


Palavras-chave:  Amazônia, cartografia social, comunicação, identidades
਍ഀ