XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT4-RM.2361-1


DT4: DT 4 – GP Rádio e Mídia Sonora

ORALIDADE, MOBILIDADE E CRIATIVIDADE NO RÁDIO: QUAIS OS RUMOS NA ERA PÓS-MÍDIA?਍ഀ

Mágda Rodrigues da Cunha (PUC/RS)

Resumo

E o rádio? A pergunta, que parece simples, intitula o livro publicado pelo Grupo de Pesquisa em Rádio e Mídia Sonora, da Intercom, em 2009. Mas o que este questionamento esconde e revela? O que desejamos saber sobre o rádio em pleno século XXI, horizonte marcado pela apropriação e capilarização tecnológica na sociedade? Nesta reflexão buscamos localizar as principais perguntas não respondidas pelo rádio no atual cenário, mas também localizar categorias que marcam a história e existência do rádio, mas que, de certa forma, foram sendo reinventadas em outras plataformas, deixando de representar vantagem da estrutura radiofônica. Elegemos como principais categorias oralidade, mobilidade, criatividade e inovação, por entendermos que estes são os pilares da informação radiofônica ao longo de uma história de muitas adaptações, que chega a este momento passando por profundos questionamentos.


Palavras-chave:  rádio, mobilidade, oralidade, criatividade, tendência
਍ഀ