XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT2.2371-1


IJ: Intercom Júnior – Publicidade e Propaganda

O IMPACTO DA PUBLICIDADE NO IMAGINÁRIO POPULAR: ESTUDO DE CASO DA MARCA JOHNNIE WALKER

Plínio Avancini (univesidade federal de sergipe); João Teles Coutinho (Universidade Federal de Sergipe); João Dantas dos Anjos Neto (Universidade Federal de Sergipe)

Resumo

O artigo propõe a reflexão sobre o universo simbólico da marca Johnnie Walker com base no conceito “Keep Walking” onde a bebida inspira o progresso pessoal, para servir ao imaginário do consumo. Trata-se de estudo preliminar sobre os processos simbólicos e o impacto da publicidade na sociedade e no imaginário popular através da imagem da marca – esta entendida como ente social, mediador da negociação simbólica entre anunciantes e consumidores. A metodologia de análise é baseada no quadro teórico dos estudos culturais, identificando a seleção de veículos utilizados para atingir seus propósitos e sua articulação com a publicidade com conceitos-chave da obra de Stuart Hall, entre outros autores.


Palavras-chave:  Publicidade, imaginário, consumo simbólico, estudos culturais, veículos midiáticos
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