DT6: DT 6 – GP Comunicação e Educação TELEVISÃO, INFORMAÇÃO E PÚBLICO INFANTIL – COMO TRABALHAR CONTEÚDOS NOTICIOSOS PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ DE CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR Janaina de Oliveira Nunes Ribeiro (Universidade Federal de Juiz de Fora)
ResumoEste artigo apresenta uma discussão acerca das relações entre crianças e telejornais, além de levantar alguns conceitos e informações históricas referentes à televisão e aos estudos relativos à formação e ao desenvolvimento infantil. O objetivo é preparar um estudo de recepção com crianças de escolas públicas e particulares, cujos resultados possam ser utilizados não apenas entender como se dá a relação das crianças com notícias passadas pela televisão, mas também abrir perspectivas para a criação de projetos de alfabetização para as mídias e para a produção de produtos midiáticos específicos para este público-alvo, que trabalhem temas cotidianos importantes para a formação infantil. Palavras-chave: Telejornais, público infantil, recepção, educação, formação cidadã |