XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT7-MC.2382-1


DT7: DT 7 – GP Mídia, Cultura e Tecnologias Digitais na América Latina

MEDIA LITERACY NAS PLATAFORMAS DIGITAIS EDUCACIONAIS: PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

José Luís Bizelli (UNESP)

Resumo

Os estudos sobre mídias e novas tecnologias na educação ganham espaço através de iniciativas que seguem uma tendência internacional de educação para a mídia e fomento da participação na cultura digital. Entretanto, faltam materiais pedagógicos e metodologias apropriados para atividades dessa natureza, as quais envolvem habilidades de leitura multimodal, conhecimentos técnicos específicos e formação de critérios de julgamento que não se limitem a criticar a cultura de massa. Neste contexto se insere o presente artigo, que propõe discutir a importância da criação de materiais educacionais para a alfabetização à mídia, em específico, à linguagem-não verbal, partindo da linguagem do cinema. Como na maioria dos cursos de formação de professores não há disciplinas que contemplam o estudo das linguagens da mídia, os autores propõem a EaD como solução viável para suprir essa falta de preparação.


Palavras-chave:  Mídia-educação, Cinema, Linguagem, Formação de professores, EaD
਍ഀ