XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT4.2390-1


IJ: Intercom Júnior - Comunicação Audiovisual

UMA CERTA VOCAÇÃO DO CINEMA: O REALISMO ENTRE O TEMPO E A PLÁSTICA DA IMAGEM NO CINEMA DE ANDREI TARKOVSKI਍ഀ

Gabriel Brisola da Cunha (Universidade Federal de Juiz de Fora)

Resumo

O artigo busca explorar o conceito de tempo no cinema segundo André Bazin, sua definição e sua relação com o pensamento na linguagem do realismo cinematográfico. Ao mesmo tempo, busca também investigar, através de um estudo do Impressionismo Francês, as implicações daquilo que Bazin entendia como "plástica da imagem" cinematográfica. Tendo como base essas duas vertentes estilísticas (realismo e impressionismo), busca-se uma articulação dessas duas perspectivas no cinema de Andrei Tarkovski. O diretor russo pensa a materialidade do tempo como elemento principal de sua reflexão e prática cinematográficas sem, no entanto, abrir mão de recursos plásticos da imagem, alcançando uma forma de realismo que não fecha o diálogo com o impressionismo.


Palavras-chave:  Cinema, Ontologia da Imagem, Realismo, Impressionismo Francês, Andrei Tarkovski
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