XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT2-ME.2395-1


DT2: DT 2 - Marcas e Estratégias

O GLOCAL E A CONSTRUÇÃO DE MARCAS: O CASE DO RESTAURANTE MANGAI

Aryovaldo de Castro Azevedo Júnior (Universidade Federal do Rio Grande do Norte); Lucimara Rett (Universidade Federal do Rio Grande do Norte); Maurício Reinaldo Gonçalves (Universidade de Sorocaba (SP))

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o conceito de regionalidade utilizando como objeto o grupo de restaurantes Mangai enquanto gerador de relações identitárias na construção de marcas brasileiras. Haverá a valoração dos aspectos relacionados à gastronomia típica regional quanto a ambientação e ao material de comunicação, observando também como ocorre sua utilização na construção de marcas regionais e nacionais e como essa utilização pode se refletir na dialogia entre consumidor nacional e a identidade marcária local (regional) enquanto diferenciadora e influenciadora da percepção de empresas regionais em processo de nacionalização.


Palavras-chave:  branding, marketing, marca, brasilidade, espaço conceito
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