XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT4-CI.2420-1


DT4: DT 4 - Cinema

O HOMEM QUE COPIAVA AS MARCAS DE UMA CULTURA AUDIOVISUAL

José Marcos Prenazzi (Universidade Federal de São João del-Rei); Guilherme Jorge de Rezende (Universidade Federal de São João del-Rei)

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir sobre alguns aspectos da cultura de massa da América Latina e do Brasil mais especificamente, com o foco voltado para a cultura audiovisual. Para isso, serão analisadas as marcas dessa cultura no filme brasileiro “O homem que copiava – A vida é original. O resto é cópia”. Consideramos que o filme constitui uma fonte de referências para se aprofundar o exame de algumas questões, como a espetacularização e a maciça dominação da cultura audiovisual nos modos de ser e pensar das pessoas, estimulando-as ao consumo. Dirigido por Jorge Furtado e estrelado por Lázaro Ramos, Leandra Leal, Pedro Cardoso e Luana Piovani, o filme recebeu prêmios importantes em festivais de cinema do Brasil, Cuba e Portugal.


Palavras-chave:  Cultura de massa, cultura audiovisual, cinema, O homem que copiava, espetacularização
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