DT2: DT 2 - Epistemologia e Linguagem PODER, PRESTÍGIO E PUBLICIDADE Raul de Souza Nogueira Filho (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS); Luiza Elayne Correa Azevedo (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS)
ResumoA percepção do gênero textual publicitário tem por subsídio as principais funções dessa categoria textual. Sendo uma das extensões das práticas sociais, classifica-se o texto publicitário dentro da modalidade de textos instrucionais, enfatizando a importância da classificação na efetivação de uma comunicação mais eficaz. Nessa perspectiva, procura-se percorrer um caminho teórico-prático no processo de comunicação e construção do texto publicitário, levando-se em conta um contexto epistemológico concernente à cientificidade do gênero textual aqui apresentado. Por conseguinte, se realiza uma descrição do lugar de surgimento ou criação do texto publicitário para definir texto publicitário como gênero, apontando-se suas características. Finalmente, são apresentadas algumas considerações quanto às percepções feitas sobre o processo de criação do gênero textual publicitário. Palavras-chave: publicidade, gênero textual, comunicação, epistemologia |