XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT2-EL.2424-1


DT2: DT 2 - Epistemologia e Linguagem

PODER, PRESTÍGIO E PUBLICIDADE

Raul de Souza Nogueira Filho (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS); Luiza Elayne Correa Azevedo (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS)

Resumo

A percepção do gênero textual publicitário tem por subsídio as principais funções dessa categoria textual. Sendo uma das extensões das práticas sociais, classifica-se o texto publicitário dentro da modalidade de textos instrucionais, enfatizando a importância da classificação na efetivação de uma comunicação mais eficaz. Nessa perspectiva, procura-se percorrer um caminho teórico-prático no processo de comunicação e construção do texto publicitário, levando-se em conta um contexto epistemológico concernente à cientificidade do gênero textual aqui apresentado. Por conseguinte, se realiza uma descrição do lugar de surgimento ou criação do texto publicitário para definir texto publicitário como gênero, apontando-se suas características. Finalmente, são apresentadas algumas considerações quanto às percepções feitas sobre o processo de criação do gênero textual publicitário.


Palavras-chave:  publicidade, gênero textual, comunicação, epistemologia
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