XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT7-CC.2493-1


DT7: DT 7 – GP Comunicação para a Cidadania

A RÁDIO-ESCOLA NA MUDANÇA DA PERCEPÇÃO DA JUVENTUDE

Alessandra Oliveira Araújo (Universidade de Fortaleza)

Resumo

O artigo analisa como vinte e nove jovens, que entraram no trabalho precocemente, constroem seu próprio conceito de juventude através da produção de programas de rádio. Os materiais de pesquisa utilizados foram as avaliações que fizemos durante a formação dos jovens em rádio-escola, o meu diário de campo e os dezesseis programas produzidos entre 2005 e 2008. Ao pesquisar os assuntos dos programas, percebi que os jovens falavam deles mesmos e da imagem que tinham da juventude. Então, fiz um paralelo entre a visão da juventude apresentada nos programas e as definições das correntes geracional e de classe, que desenvolvem o conceito de juventude como fase da vida ou conflitos de classes. Outro ponto analisado foi como os jovens mudaram a visão que tinham sobre eles mesmos ao produzir e avaliar os programas de rádio.


Palavras-chave:  Juventude, rádio, trabalho infantil, educação, rádio-escola
਍ഀ