XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT1-TE.2502-1


DT1: DT 1 – GP Telejornalismo

A FABRICAÇÃO DE CELEBRIDADES NA TELEVISÃO: UMA ਍ഀ APROXIMAÇÃO DA CATEGORIA JORNALISTA-CELEBRIDADE਍ഀ

Ana Lúcia de Medeiros Batista (Universidade de Brasília)

Resumo

Este artigo aponta questões sobre a complexidade da construção do mito na sociedade contemporânea. Faz um resgate do conceito de celebridade ao longo dos séculos e, em um estudo de caso específico, identifica estratégias de comunicação adotadas no processo de celebrização da televisão brasileira, que conta com a participação de outras mídias. As análises foram divididas em duas partes. A primeira etapa traça um panorama dos diversos usos do termo celebridade e traz referências teóricas que apontam para os vários olhares sobre o tema que, cada vez mais, integra a sociedade contemporânea. O segundo momento do texto tem uma perspectiva de concretude: faz uma breve análise da cobertura jornalística dos veículos de comunicação das Organizações Globo sobre as comemorações dos 40 anos do Jornal Nacional.


Palavras-chave:  Celebridade, Conceito, Jornalista, Televisão
਍ഀ