XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT2.2506-1


IJ: Intercom Júnior – Publicidade e Propaganda

A PUBLICIDADE NO CINEMA NORTE-AMERICANO DESDE OS ANOS 1970: UM OLHAR SOBRE਍ഀ AS ESTRATÉGIAS MERCADOLÓGICAS

Luiza Freire de Andrade (Universidade Potiguar); Gustavo Henrique Ferreira Bittencourt (Universidade Potiguar)

Resumo

A publicidade e o cinema estão intimamente relacionados. Seja para vender um filme,਍ഀ no caso do cinema usando técnicas publicitárias, ou para servir como inspiração e/ou਍ഀ apropriação do universo cinematográfico na publicidade. As estratégias mercadológicas਍ഀ encontradas na relação entre essas mídias apontam novos caminhos para promover o਍ഀ cinema e a publicidade. Portanto, esta pesquisa tem a tarefa de observar algumas਍ഀ relações mercadológicas, pela perspectiva de técnicas publicitárias que tomaram forma਍ഀ no cinema americano a partir dos anos 1970, e que transformaram o modelo de਍ഀ produção para a comercialização de filmes, crucial para entender o funcionamento਍ഀ mercadológico do cinema e da publicidade na atualidade.


Palavras-chave:  Cinema, publicidade, merchandising, intertextualidade, marketing 3D
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