IJ: Intercom Júnior – Publicidade e Propaganda A PUBLICIDADE NO CINEMA NORTE-AMERICANO DESDE OS ANOS 1970: UM OLHAR SOBREഀ
AS ESTRATÉGIAS MERCADOLÓGICAS Luiza Freire de Andrade (Universidade Potiguar); Gustavo Henrique Ferreira Bittencourt (Universidade Potiguar)
ResumoA publicidade e o cinema estão intimamente relacionados. Seja para vender um filme,ഀ
no caso do cinema usando técnicas publicitárias, ou para servir como inspiração e/ouഀ
apropriação do universo cinematográfico na publicidade. As estratégias mercadológicasഀ
encontradas na relação entre essas mídias apontam novos caminhos para promover oഀ
cinema e a publicidade. Portanto, esta pesquisa tem a tarefa de observar algumasഀ
relações mercadológicas, pela perspectiva de técnicas publicitárias que tomaram formaഀ
no cinema americano a partir dos anos 1970, e que transformaram o modelo deഀ
produção para a comercialização de filmes, crucial para entender o funcionamentoഀ
mercadológico do cinema e da publicidade na atualidade. Palavras-chave: Cinema, publicidade, merchandising, intertextualidade, marketing 3D |