IJ: Intercom Júnior - Jornalismo A CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES PELO TELEJORNALISMO LOCAL: ESTUDO DA TV MAIS DE NOVO HAMBURGO. Jeferson Saldanha Ramos (Universidade FEEVALE)
ResumoEsse estudo faz parte do projeto: “A construção das identidades pelo jornalismo local: mapeamento e análise”, que relaciona a construção das identidades a partir do telejornalismo local, na cidade de Novo Hamburgo. Nesse artigo o foco é analisar o canal local - TV Mais, a partir da grade de programação e dos programas jornalísticos. Os objetivos são: verificar o conteúdo dessas informações e relacionar com os conceitos de notícia, segundo Lage (1993); citar as características da televisão regional por Medeiros (2006) e por fim, relacionar com a construção das identidades a partir de Bourdieu (1998), Hall (1999), Vizeu & Correia (2008) e Coutinho (2008). Foi feita uma coleta de dados entre os dias 20 a 27 de junho de 2010. Foi constatado que das 168 horas de programação, o canal oferece cerca de 21 horas de programação voltada para a comunidade, ou seja, 12,62% da grade semanal. Palavras-chave: comunicação, televisão, telejornalismo local, TV Mais |