XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT8-EP.2562-1


DT8: DT 8 – GP Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura

O LOBBY DA REDE GLOBO PELA AUTO-REGULAÇÃO: INFLUÊNCIA POLÍTICA E ESTRATÉGIAS DE MARKETIZAÇÃO DURANTE O GOVERNO LULA

Eduardo Silveira de Menezes (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)

Resumo

Este artigo pretende analisar um conjunto de intervenções políticas que tem colaborado para assegurar a hegemonia da Rede Globo ao longo dos anos e, nos dias de hoje, contribuem significativamente para engessar as políticas de comunicação no Brasil. Para tanto, realiza-se um mapeamento das principais forças políticas que ocuparam ou, ainda ocupam, cargos estratégicos na área da comunicação durante o Governo Lula. Assim, observa-se qual a relação destes agentes políticos e econômicos com a maior emissora de televisão brasileira. Do ponto de vista teórico, optou-se por privilegiar autores que trabalham sob o viés da economia política da comunicação, tais como: Santos e Capparelli (2005), Ramos (2005), Murdock (2006), Cabral (2008) e Beaklini (2009).


Palavras-chave:  economia política, regulamentação, rede globo
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