XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CC.2582-1


DT6: DT 6 – GP Comunicação, Ciência, Meio Ambiente e Sociedade

DE DOENÇAS E METÁFORAS: REFLEXÕES SOBRE A AIDS E A DENGUE COMO FENÔMENOS MIDIÁTICOS

Luiz Marcelo Robalinho Ferraz (Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo

A proposta deste artigo é pensar sobre a construção discursiva da imprensa a respeito das doenças, em especial as infecciosas. Tomando como exemplo a Aids e a dengue, discutimos os sentidos produzidos pela mídia imprensa em duas épocas distintas – nos anos 80 e 2000 – após o aparecimento e disseminação dessas duas moléstias no Brasil. Nosso corpus de análise é formado por capas da revista Veja e do Jornal do Commercio do Recife, bem como matérias veiculadas pelos dois veículos. Baseados em noções de interdiscurso e metáfora, defendemos que a mídia se configura num locus de constituição de sentidos importante, tornando a experiência da doença cada vez mais comum para a população e revelando, por vezes, aspectos de rejeição, medo e preconceito em relação a determinadas enfermidades epidêmicas.


Palavras-chave:  Aids, dengue, interdiscurso, imprensa, metáfora
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