XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT4.2588-1


IJ: Intercom Júnior - Comunicação Audiovisual

TELEPHONE E ALL IS FULL OF LOVE, LADY GAGA E BJÖRK: ÍCONES DA CONTEMPORANEIDADE (?)

Leandro Oliveira Ferreira (Universidade da Amazônia); Enderson Geraldo de Souza Oliveira (Universidade da Amazônia)

Resumo

Neste artigo procura-se analisar e compreender a produção audiovisual de Björk e Lady Gaga, intérpretes que, apesar de estilos diferentes e modos de apresentação também díspares, podem ser compreendidas como representantes da contemporaneidade. Além disto, suas produções audiovisuais confirmam a importância e mesmo necessidade da produção de videoclipes para a cultura pop. Para melhor exposição dos argumentos acerca destas assertivas, partimos principalmente da análise dos videoclipes All is full of love (1999), de Björk e Telephone (2010), em parceria de Lady Gaga com a cantora Beyoncé, levando em conta seus aspectos estéticos bem como seu caráter representativo do período contemporâneo


Palavras-chave:  Björk, y Gaga, Contemporaneidade, Videoclipes, Cultura Pop
਍ഀ