XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT5.2597-1


IJ: Intercom Júnior - Comunicação Multimídia

ANÁLISE DA FERRAMENTA ORKUT: UM ENFOQUE NA SOLIDIFICAÇÃO DA IMAGEM PESSOAL COMO MARCA.

Luciana Fonseca Pontes (Universidade Federal de Alagoas); Jean Charles Jacques Zozzoli (Universidade Federal de Alagoas)

Resumo

O presente artigo objetiva estudar a rede de relacionamentos orkut sob o enfoque da promoção e solidificação da imagem/marca pessoal de seus usuários. Ao dizer que o corpo humano é uma mídia primária, ratifica-se o primeiro axioma da Escola de Palo Alto: é impossível não comunicar . A internet mostra-se como o mais democrático meio de comunicação da atualidade. Enquanto nas grandes mídias a comunicação é unilateral, a internet possibilita a interatividade, a comunicação bilateral. Unindo esses dois pontos, constata-se que as "pessoas-produto" ou "pessoas auto-publicitárias" encontram no universo virtual, mais especificamente no Orkut, uma potente ferramenta utilizada como aliada à veiculação de suas necessidades de se auto-afirmarem enquanto marcas individuais. Vale ressaltar ainda que o receptor passa a ter um papel tão importante quanto o emissor das mensagens.


Palavras-chave:  Marca, Orkut, Internet, Autopoiese, Consumo Sígnico
਍ഀ