IJ: Intercom Júnior - Jornalismo ESTRATÉGIAS ENUNCIATIVAS NO VÍDEO “OS PRESIDENTES” SOBRE OS 75 ANOS DA FOLHA DE SÃO PAULO Ana Lídia da Conceição Ramos Maracahipe (Universidade Federal do Pará)
Resumo Este trabalho é resultado dos estudos realizados na disciplina Comunicação e Teorias da Linguagem e visa analisar aspectos verbais e não verbais presentes no vídeo da campanha publicitária “Os Presidentes” sobre os 75 anos da Folha de São Paulo,veiculada na TV no ano de 1997. A proposta é investigar os meios e os modos como são utilizadas as estratégias enunciativas que justificam e representam a história dos presidentes do Brasil, desde o governo Getúlio Vargas até o de Fernando Henrique Cardoso, bem como os modos de enunciar a Folha de São Paulo como veiculo de Comunicação que “conta a história como ela realmente aconteceu”. Para tanto, nos embasamos na concepção enunciativa da linguagem, proposta por Mikhail Bakhtin, assim como em outros estudiosos da linguagem, da cultura e da Comunicação. Palavras-chave: enunciado, discurso, dialogismo, mídia |