XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT2.2629-1


IJ: Intercom Júnior – Publicidade e Propaganda

A COMUNICAÇÃO DE UM CLUBE DE FUTEBOL: OS CANAIS DE COMUNICAÇÃO ਍ഀ UTILIZADOS PELO GRÊMIO F.B.P.A.਍ഀ

Lucas Bavaresco Guitel (Centro Universitário Franciscano)

Resumo

Este trabalho teve como principal objetivo analisar como os canais de comunicação são utilizados pelo Grêmio Foot-ball Porto Alegrense para comunicar-se com seus torcedores e, com isso, demonstrar a importância da comunicação, tanto para o clube, que precisa do torcedor para manter-se entre os melhores, quanto para os torcedores, os quais se identificam com o clube e consomem seus produtos, principalmente o futebol. Utilizaram-se entrevistas e estudo do conteúdo para realização das análises, e estas trazem considerações sobre a utilização da comunicação promocional e da comunicação institucional através da mídia impressa e da mídia eletrônica. Também se evidencia a utilização de redes sociais e do marketing de relacionamento por parte do clube.


Palavras-chave:  comunicação promocional, comunicação institucional, ferramentas de comunicação
਍ഀ