XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CU.2666-1


DT6: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas

POR QUE LADY GAGA IMPORTA?

Thiago Soares (Universidade Federal da Paraíba)

Resumo

É possível reconhecer na cantora norte-americana Lady Gaga uma série de aparatos que evidenciam mudanças na forma de circulação e consumo de produtos da cultura midiática. O uso das ferramentas das redes sociais como estratégia de performance; a configuração enquanto artista transmídia e o itinerário midiático de fruição do videoclipe “Telephone”, desta artista, são pontos que servem como uma maneira de arregimentar questões que situam novas configurações no mercado musical e nas lógicas de fruição e de estrelato. Pontuo tais construções evidenciando ainda a relevância que Lady Gaga tem para os Estudos Culturais e toda proposta de “antidisciplina”.


Palavras-chave:  Performance, Transmídia, Estudos Culturais, Música, Videoclipe
਍ഀ