XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT8-EP.2703-1


DT8: DT 8 – GP Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura

ECONOMIA DO DESEJO E DA FELICIDADE EM NARRATIVAS TELEVISIVAS CONTEMPORÂNEAS

Maria Luiza Cardinale Baptista (UNISINOS/ Pazza Comunicazione)

Resumo

O artigo tem como objeto a discussão de fluxos desejantes e de investimentos de afeto, em narrativas televisivas contemporâneas, com foco na telenovela. O texto traz a perspectiva transdiciplinar entre Comunicação, Psicologia e a Economia Política da Comunicação, para abordar proposições da busca da felicidade, expressas em telenovelas. A intenção é partilhar reflexões teóricas, em relação ao investimento desejante na telenovela, em função do que é proposto em termos de soluções para os conflitos existenciais e ações possíveis, que possam significar a obtenção de resultados desse investimento. Segundo a telenovela, a (in) felicidade é resultado de esforço e sucesso individual, que independe de ações coletivas e, portanto, também, de ações e de políticas públicas.


Palavras-chave:  telenovela, desejo, economia, felicidade, narrativas contemporâneas
਍ഀ