DT2: DT 2 - GP Propaganda Pólitica GOVERNANDO COM A MÍDIAഀ
A PROPAGANDA POLÍTICA EM ALTA NO GOVERNO LULA Paulo Fernando Liedtke (Universidade Federal de Santa Catarina)
ResumoEste artigo é uma breve retrospectiva do crescimento dos investimentos publicitários na áreaഀ
governamental, fazendo um estudo comparativo focado no primeiro mandato do presidenteഀ
Lula (2003-2006) em relação ao seu antecessor, demonstrando como o governo federal vemഀ
priorizando a mídia paga. Trata-se de um estudo empírico sobre o volume financeiro dedicadoഀ
à propaganda política no período analisado, percebendo-se um aumento substantivo noഀ
volume de investimentos publicitários do Poder Executivo. Comparando com índices do setorഀ
privado, o estudo mostra como o Estado vem tornando-se o maior anunciante nacional. Aഀ
pesquisa elucida as cifras desembolsadas pelo governo Lula nas campanhas publicitáriasഀ
privilegiando inserções na televisão, especialmente a Rede Globo nos anúncios oficiais. Palavras-chave: governo Lula, propaganda política, mercado publicitário, rede globo, mídia |