XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CD.2723-1


DT6: DT 6 – GP Comunicação e Educação

DIFERENTES MODOS DE VER A ESCOLA

Patrícia Oliveira de Freitas (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro)

Resumo

Esse texto apresenta parte de uma pesquisa de doutorado que pretendia perceber as relações estabelecidas, na escola, entre o brincar e o conteúdo televisivo. Entretanto, uma deriva, no meio da pesquisa, alterou seu objetivo, que então, buscou perceber e compreender, a partir da produção de imagens fotográficas da escola, que outros modos de ver a escola moram nos olhos das crianças. A pesquisa teve como campo empírico duas instituições públicas de educação básica. A primeira delas, o CAIC Paulo Dacorso Filho, localizada em Seropédica, no Rio de Janeiro, Brasil e a segunda, a Escola Dr. Francisco Sanches, em Braga, Portugal. Neste texto apresento as diferentes maneiras de ver e apresentar uma das escolas pesquisadas, ou seja, trago a perspectiva oficial e as dos alunos, ou seja, suas visões não-oficiais para o cotidiano desta escola.


Palavras-chave:  fotografia, olhares, cotidiano escolar
਍ഀ