XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT5-CD.2739-1


DT5: DT 5 – GP Conteúdos Digitais e Convergências Tecnológicas

MEDIÇÃO DE AUDIÊNCIA EM AMBIENTES DE TV DIGITAL

Valdecir Becker (Universidade de São Paulo)

Resumo

A introdução da TV digital resulta em problemas para a medição da audiência. Novas tecnologias precisam ser incorporadas para medir a audiência em ambientes de multiprogramação, onde existe mais de um canal de TV em um canal de 6 MHz, incluindo recepção portátil. Esses novos sistemas podem ser baseados em software, o que permite coleta de dados mais eficiente e precisa para análises estatísticas mais amplas do que as convencionais, melhorando a qualidade da medição e dos dados disponibilizados para anunciantes e emissoras. Este artigo discute a medição da audiência dentro do contexto do SBTVD e apresenta um sistema de medição de audiência para TV digital, em tempo real e baseado em software.


Palavras-chave:  TV Digital, Medição de Audiência, Interatividade
਍ഀ