XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT6.2755-1


IJ: Intercom Júnior – Interfaces Comunicacionais

HQTRÔNICA "A EQUIPE DO PH" COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM

Larissa Ribeiro Bezerra (Universidade Federal do Pará); Raphael Santos Freire (Universidade Federal do Pará); Andreza Jackson de Vasconcelos (Universidade Federal do Pará); Diolene Borges Machado (Universidade Federal do Pará); Brena Wanessa Jardim Freire (Universidade Federal do Pará)

Resumo

O presente artigo aborda o desenvolvimento e a utilização de uma história em quadrinhos eletrônica (hqtrônica) com fundamentação teórica como um suporte efetivo ao processo de ensino-aprendizagem. “A equipe do PH” mistura história em quadrinhos com recursos de multimídia, retratando situações do cotidiano, apoiada no conceito de modernidade líquida de Zygmunt Bauman. Um dos objetivos do trabalho é ser usado como um objeto de aprendizagem dentro de sala de aula por professores e estudantes visando a divulgação científica, trabalhando com uma linguagem leve, simples e descontraída, além de recursos como a colaboratividade, interatividade, publicidade, hipertextualidade, entre outros.


Palavras-chave:  objetos de aprendizagem, hqtrônica, divulgação científica, modernidade líquida, pós-humano
਍ഀ