XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT1-JI.2781-1


DT1: DT 1 – GP Jornalismo Impresso

JORNAL DO ÔNIBUS/CURITIBA: UMA EXPERIÊNCIA DE IMPRENSA GRATUITA

Elza Aparecida de Oliveira Filha (Universidade Positivo)

Resumo

A imprensa gratuita, e muitas vezes segmentada, está se transformando em uma das alternativas de sobrevivência do jornalismo impresso. Grandes conglomerados de comunicação investem no segmento em todo o mundo e na maioria dos países a distribuição gratuita de jornais tem como foco principal o sistema de transporte público. O presente artigo discute a experiência do Jornal do Ônibus de Curitiba, publicação com tiragem de 30 mil exemplares que circula há cinco anos. Apesar de ser produzido mediante condições de trabalho precárias e com corpo reduzido de profissionais, o Jornal do Ônibus goza de elevado prestígio entre seus leitores, o que ficou evidenciado em questionário respondido por 230 pessoas.


Palavras-chave:  jornalismo impresso, imprensa gratuita, Jornal do Ônibus/Curitiba
਍ഀ