XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT4-TV.2819-2


DT: DT 4 - Televisão e Vídeo

O SITCOM A GRANDE FAMÍLIA: ANÁLISE DA MALANDRAGEM E DO JEITINHO BRASILEIRO਍ഀ COMO PROPOSTA DE INTERAÇÃO SOCIAL

Daysi Lange Albeche (universidade de caxias do sul)

Resumo

O artigo trata de algumas das interfaces da tese intitulada Antes rir do que chorar: análise das relações familiares e afetivas em A Grande Família que analisou um subgênero de produção televisual com peculiaridades e especificidades próprias: o sitcom A grande família, da Rede Globo de Televisão (RGT). A reflexão partiu do pressuposto de que o humor é uma estratégia de comunicação que constrói uma਍ഀ negociação entre crítica e aceitação de determinados estereótipos sociais relativos à vida privada familiar, os quais podem ser recorrentes na cultura brasileira. O programa parece oferecer “modelos” flexíveis segundo os quais determinados comportamentos podem ser objetivados, permitindo ou sugerindo ao público espectador “tomadas de਍ഀ posição” e constitui uma interação com a sociedade por processos diferidos no tempo e no espaço.


Palavras-chave:  televisão, proposta de interação social, humor, sitcom, jeitinho
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