DT: DT 4 - Televisão e Vídeo O SITCOM A GRANDE FAMÍLIA: ANÁLISE DA MALANDRAGEM E DO JEITINHO BRASILEIROഀ
COMO PROPOSTA DE INTERAÇÃO SOCIAL Daysi Lange Albeche (universidade de caxias do sul)
ResumoO artigo trata de algumas das interfaces da tese intitulada Antes rir do que chorar: análise das relações familiares e afetivas em A Grande Família que analisou um subgênero de produção televisual com peculiaridades e especificidades próprias: o sitcom A grande família, da Rede Globo de Televisão (RGT). A reflexão partiu do pressuposto de que o humor é uma estratégia de comunicação que constrói umaഀ
negociação entre crítica e aceitação de determinados estereótipos sociais relativos à vida privada familiar, os quais podem ser recorrentes na cultura brasileira. O programa parece oferecer “modelos” flexíveis segundo os quais determinados comportamentos podem ser objetivados, permitindo ou sugerindo ao público espectador “tomadas deഀ
posição” e constitui uma interação com a sociedade por processos diferidos no tempo e no espaço. Palavras-chave: televisão, proposta de interação social, humor, sitcom, jeitinho |