DT5: DT 5 – GP Conteúdos Digitais e Convergências Tecnológicas INTERATIVIDADE E CONVERGÊNCIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA PROPOSTA DE REVISÃO DE CONCEITOS PARA PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO E DIFUSÃO DO CONHECIMENTO EM AMBIENTES VIRTUAIS Andréa Ferraz Fernandez (UFMT); Talyta Louise Todescat Singer (Universidade Federal de Mato Grosso); Kely Amanda Alves de Almeida (Universidade Federal de Mato Grosso); Mauricio Falchetti (Universidade Federal de Mato Grosso)
ResumoEste artigo tem como objetivo fazer uma revisão de literatura dos conceitos que guiam a produção de material didático para a Educação a Distância, assim como avaliar se os métodos de produção propostos atendem as necessidades dos estudantes e professores dos cursos nessa modalidade. A maior parte dos materiais didáticos produzidos pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) são impressos e os cursos usam os ambientes virtuais de aprendizagem apenas para troca de informações entre estudantes, tutores e professores. O trabalho também propõe reformulação de conceitos nos métodos de produção e difusão dos conhecimentos através do uso de atributos da interatividade e da convergência midiática para a produção de material didático, estímulo do aprendizado e da produção colaborativa. Palavras-chave: interatividade, educação mediada computador, convergência midiática, produção colaborativa, conhecimento compartilhado |