XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT8-SC.2866-1


DT8: DT 8 – GP Semiótica da Comunicação

A RETÓRICA DA COMUNICAÇÃO ENTENDIDA COMO METALINGUAGEM

Regiane Miranda de Oliveira Nakagawa (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)

Resumo

Quando colocada em diálogo com o campo da comunicação, a retórica quase sempre é਍ഀ retomada junto a um objetivo muito claro: estudar os recursos utilizados pelas mensagens਍ഀ com o intuito de persuadir. Todavia, na atualidade, a complexidade que distingue as trocas਍ഀ agenciadas pelos meios tecnológicos não nos permite mais reduzir a análise retórica da਍ഀ comunicação apenas ao viés persuasivo. Uma vez entendida como metalinguagem, cuja਍ഀ linguagem-objeto é o próprio discurso, percebe-se que a retórica abrange uma reflexão mais਍ഀ ampla sobre a linguagem, dada a dimensão cognitiva que adquire, ao explicitar o਍ഀ funcionamento da linguagem-objeto no seu contínuo vir-a-ser. Nesse sentido, a retórica਍ഀ exerceria a função de um contra-ambiente, tal como define o autor canadense Marshall਍ഀ McLuhan, ao indicar as características ambientais que, nem sempre, são perceptíveis.


Palavras-chave:  retórica, meios, comunicação, metalinguagem
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