XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT2-EL.2867-1


DT2: DT 2 - Epistemologia e Linguagem

NOVO CONSUMIDOR, VELHA PUBLICIDADE

Rodrigo Stéfani Correa (Universidade Federal de Santa Catarina)

Resumo

O conceito de consumidor moderno reflete diretamente no atendimento ao cliente, a forma como a comunicação se insere no cotidiano individual e, principalmente pela transparência nos processos de comunicação continuada durante todos os estágios do consumo. As configurações de um modelo de cliente, mais crítico, informado e exigente, motivaram a pesquisa realizada que teve contribuição de alunos da UFPE aplicadas a disciplina de Teorias da Comunicação, que se propôs investigar como a publicidade se comporta e se adapta frente essas mudanças radicais no novo comportamento de consumo. Esse artigo demonstra como a publicidade reage frente a demanda de compra que a sociedade moderna vive e os novos desafios das áreas de marketing e propaganda para as empresas do alto varejo.


Palavras-chave:  comunicação, publicidade, consumo, varejo
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