DT6: DT 6 – GP Comunicação e Educação PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO EM INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM SAÚDE E INFOINCLUSÃO SOCIAL EM SERGIPE. Pablo Boaventura Sales Paixão (Universidade Tiradentes); Valéria Pinto Freire (Universidade Tiradentes); Maria de Fátima Monte Lima (Universidade Tiradentes); Ronaldo Nunes Linhares (Universidade Tiradentes)
ResumoEste artigo apresenta os resultados iniciais do Projeto de Inclusão Digital dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Sergipe quando da realização das práticas de Alfabetização em Informação e Comunicação (ALFIN), através de Oficinas desenvolvidas, como estratégia de aproximação entre os ACS de Sergipe e as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC). Busca identificar caminhos efetivos de Infoinclusão social e fundamenta-se na Teoria da Ação Comunicativa, de Habermas (2003) e nos estudos de Comunicação/Educação baseados no pensamento de Paulo Freire (1977, 1979 e 1983). Utiliza a abordagem qualitativa de pesquisa e a tipologia do Estudo de Caso e Grupo Focal para o esquadrinhamento das práticas de ALFIN via Educação a Distância (EaD). Palavras-chave: Educação, Comunicação, Saúde, Alfabetização Digital, Inclusão Social |