XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT5.2888-1


IJ: Intercom Júnior - Comunicação Multimídia

O RETUITAR ENQUANTO MOBILIZAÇÃO DA OPINIÃO PÚBLICA: UMA BREVE ANÁLISE DO CASO ‘@GAYBRASIL’ VERSUS ‘@SIMHOMOFOBIA’ NO TWITTER.

Haroldo França Rebouças Neto (Universidade Federal do Pará); Leandro Oliveira Ferreira (Universidade da Amazônia)

Resumo

O Twitter é um microblog, uma rede social que oferece um espaço de no máximo 140 caracteres para a publicação de mensagens através da web ou celular. A ferramenta é um suporte, hoje, para a circulação e disseminação de informações com caráter jornalístico ou não. A ferramenta Twitter possibilita que os usuários desenvolvam uma melhor maneira de se comunicar e a partir disto foram criadas algumas formas de melhor interagir no Twitter, e uma delas é o retuitar (RT). Este artigo visa compreender como o retuitar, dentro do Twitter, contribui no processo de mobilização da opinião pública e como ela pode concretizar-se de fato, partindo do caso onde o perfil ‘@gaybrasil’ conseguiu, através da retuitagem e mobilização, denunciar e excluir o perfil ‘@simhomofobia’ da rede social.


Palavras-chave:  twitter, opinião pública, mobilização
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