XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT7-CC.2889-1


DT7: DT 7 – GP Comunicação para a Cidadania

IDEOLOGIA, MÍDIA E MULHER: O FEMINISMO BRASILEIRO, SEUS SLOGANS, POLÍTICAS E ESTRATÉGIAS JUNTO AOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

Ana Maria da Conceição Veloso (Universidade Católica de Pernambuco)

Resumo

O artigo em questão busca identificar as principais contribuições do movimento feminista brasileiro para o debate acerca da democratização dos meios de comunicação no país. Recorre aos estudos sobre ideologia, feminismo e comunicação para problematizar o lugar de fala desse sujeito coletivo nas indústrias culturais. Aponta as estratégias discursivas adotadas pelas suas ativistas para retirar as mulheres da posição de subalternidade no âmbito da esfera pública entre os anos de 1970 e 2000. Revela que a reprodução dos slogans feministas pela mídia foi fundamental para dar visibilidade ao enfrentamento ao sexismo e ao patriarcado, fenômenos sociais ainda presentes na sociedade brasileira. E, por fim, resgata a participação das mulheres, de modo organizado, com propostas de políticas públicas voltadas à regulamentação do setor, na I Conferência Nacional de Comunicação (CONFECOM), em 2009.


Palavras-chave:  Mídia, Ideologia, Mulher, Movimento Feminista, Democratização da Comunicação
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