XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT1.2896-1


IJ: Intercom Júnior - Jornalismo

JORNALISMO CIENTÍFICO PUBLICITÁRIO

Caroline Evelyn de Almeida Campos (UNIVERSIDADE POSITIVO)

Resumo

O artigo busca observar como vem sendo trabalhado o jornalismo científico dentro dos meios de comunicação atuais. Também analisa a influência sofrida por essa área do jornalismo por outros ramos da comunicação como a publicidade e o marketing. Através de pesquisas feitas em revistas de grande circulação no país – em suas respectivas seções de ciência e tecnologia – observou-se que o jornalismo vem cedendo à pressão do marketing, o que acaba por descaracterizar o cunho científico das reportagens, desvirtuando as matérias para as lentes da publicidade em vários momentos. Outras hipóteses são abordadas para se entender o que vem ocorrendo com o jornalismo, e seu caráter de cientificidade, que podem ser examinadas ao decorrer da leitura do documento.


Palavras-chave:  Jornalismo, Ciência, Publicidade, Crítica, Revistas
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