XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT8.2941-1


IJ: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação

PRODUÇÕES DE SENTIDO EM VEJA E ÉPOCA: ANÁLISE DAS CAPAS DE EDIÇÕES DE ABRIL E JUNHO DE 2010

Maria Emilia Coelho (Universidade Federal do Pará)

Resumo

As enchentes e desabamentos ocorridos no Rio de Janeiro no mês de abril deixaram milhares de atingidos e causaram comoção nacional. Diversas publicações estampavam imagens desse desastre singular na história brasileira. Dois meses depois, os holofotes midiáticos estariam apontados para outro fato importante, porém previsto, a Copa Mundial de Futebol de 2010. Por meio desta análise, pretende-se expor a diferença na construção do discurso de duas revistas semanais de veiculação nacional, Veja e Época, em relação a esses acontecimentos. Ambas as revistas trouxeram nas suas respectivas capas, nos meses de abril e junho, um recorte diferenciado dos acontecimentos, permitindo um corpus de análise amplo. Embasaremos, então, a análise com concepções dos autores Eliseo Verón (2004), Sírio Possenti (1990), entre outros.਍ഀ ਍ഀ ਍ഀ


Palavras-chave:  análise de discurso, capas de revistas semanais, contrato de leitura
਍ഀ