DT5: DT 5 – GP Conteúdos Digitais e Convergências Tecnológicas A CONTRIBUIÇÃO DA TEORIA DA COMPLEXIDADE PARA A CONCEPÇAO DE AMBIENTES AUDIOVISUAIS INTERATIVOS Dafne Fonseca Arbex (Universidade Federal de Santa Catarina)
ResumoA teoria da complexidade explorada pelo prisma da epistemologia contemporânea aborda os princípios da não linearidade para construção de ambientes audiovisuais interativos com foco na aprendizagem. Desta forma, o presente artigo procura enfatizar o processo de produção de um hipervídeo, a partir dos conceitos da hipermídia e da complexidade, como formas de pensamento que potencializam a aprendizagem autônoma e colaborativa. A tendência contemporânea de velocidade das informações nos leva para um tempo mais complexo, de variadas formas de aquisição do saber. A ciência da complexidade e o conceito de hipermídia se adaptam aos novos tempos e querem lidar com o interativo, o não linear, e os fenômenos auto-organizáveis para a construção de propostas mais inovadoras para a aprendizagem. Palavras-chave: Complexidade, Hipermídia, Interatividade, Hipervídeo |